quarta-feira, 27 de março de 2013

SECRETARIA DE ESPORTES DE PERNAMBUCO LANÇA OS PROGRAMAS TIME PE, PASSAPORTE ESPORTIVO


Esporte Pernambuco, Esporte Participativo, além da 54ª Edição dos Jogos Escolares

                                     

          A Secretaria dos Esportes de Pernambuco abre seleção pública para garimpar atletas, paratletas e treinadores pernambucanos de esportes de base e rendimento, em modalidades olímpicas e paralímpicas, a fim de contemplarem os benefícios do seu mais novo programa: o Time PE. O edital foi lançado hoje (19) no site www.esportes.pe.gov.br. As inscrições serão realizadas de forma presencial até o dia 03 de abril desse ano, na sede da Secretaria (Avenida Montevidéu, nº. 145, Boa Vista, Recife, PE CEP 50.050-250), das 9h às 12h e das 14h às 17h.

         “Os atletas e paratletas selecionados terão direito à assistência médica, hospitalar, odontológica, fisioterápica; acompanhamento fisiológico, psicológico, nutricional; passagens rodoviárias e aéreas para participar de competições esportivas oficiais; além de R$1 mil por mês, dentre outros benefícios. Já os treinadores terão direito também à passagem para acompanhar seu atleta ou paratleta; assessoria técnico-científica e ainda auxílio financeiro também de R$1mil” explica a secretária dos Esportes Ana Cavalcanti. O programa Time PE irá beneficiar até 20 atletas e paratletas do Estado.

          A Secretaria dos Esportes aproveitou o ensejo para lançar pacote que define outras políticas de incentivo ao esporte: o Passaporte Esportivo, o Esporte Pernambuco, o Esporte participativo e a 54ª edição dos Jogos Escolares. “Esses programas são metas prioritárias nessa gestão. O Time PE vai dar condições a atletas e paratletas de se preparar para as Olimpíadas Rio 2016. Assim como o Passaporte Esportivo que contemplará atletas e paratletas com passagens aéreas ou terrestres para participação em competições nacionais e até internacionais”, completa Ana.
O Passaporte Esportivo deve ser solicitado no prazo mínimo de 45 dias antes da data da realização do evento esportivo. O modelo de requerimento para concorrer ao passaporte também está disponível no sítio eletrônico da Secretaria. Vale enfatizar que somente as entidades de prática (clubes) e/ou de administração esportiva (Federações) estão habilitadas a requerer a concessão das passagens. Mais detalhes na Lei nº 14.696, de 2012.

           Já o Esporte Pernambuco, exclusivo aos atletas e paratletas de base e rendimento, e o Esporte Participativo são programas específicos de apoio a projetos e eventos de federações e instituições esportivas do Estado. “Ou seja, parte do orçamento da Secretaria está destinada a esse tipo de ação. Os projetos podem ser tanto relacionados ao esporte de rendimento quanto ao esporte participativo. O orçamento anual dos dois juntos chega à casa de 1,8 milhões de reais”, garante o secretário executivo Aldemir Teles.
        Para ser contemplada a instituição proponente deverá adequar o projeto ao novo modelo que está sendo divulgado também pelo site da Secretaria, contendo informações sobre o projeto, objetivos, justificativa etc., além da planilha de custos. “O projeto é avaliado e, sendo aprovado, o convênio é assinado”, completa Teles. O prazo para dar entrada no projeto deve ser de 60 dias antes do evento.
JEPS 2013 (Edição 54) - Surgidos em Pernambuco no final da década de 50, os Jogos Escolares de Pernambuco são promovidos anualmente pelo Governo do Estado e reúnem, nos dias atuais, cerca de 60 mil estudantes de mil escolas da rede oficial e particular de todas as regiões do Estado. Para esse ano teremos 16 modalidades, sendo seis coletivas e dez individuais. São elas: futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, basquetebol, futebol de campo, futebol society, badminton, xadrez, tênis de mesa, natação, judô, atletismo, lutas, ginástica rítmica e ciclismo.

          A 54ª edição está cheia de novidades. A criação da categoria Pré-Mirim A (até 10 anos) e Pré-Mirim B (10 a 12 anos); a regionalização dos jogos (região metropolitana foi subdividida em cinco regiões para que mais escolas tenham condições de disputar os Jogos); e a saída do taekwondo para entrar a luta olímpica. A saída do taekwondo foi uma orientação do COB, que deixou de incluir a modalidade nas olimpíadas escolares brasileiras por conta dos problemas que vinham ocorrendo na relação com as federações e confederação nacional.
          A partir de hoje (19) os municípios interessados em sediar uma das quatro etapas das fases estaduais dos JEPs deverão se inscrever na sede da Secretaria, até o dia 31 de março. Mais informações na Gerência Educacional 3184-2676. A fase individual será nos dias 03 e 04 de agosto, a fase mirim vai de 08 a 18 de agosto, a infantil de 02 a 12 de outubro, e o futebol de campos de 14 a 19 de outubro.
     Os Jogos Escolares de Pernambuco têm como objetivo ampliar o acesso dos alunos à iniciação das práticas esportivas; desenvolver o intercâmbio sócio-esportivo e cultural entre os participantes; oportunizar a participação de alunos/atletas em competição de nível técnico mais elevado; incentivar à prática esportiva-cultural como um direito social básico imprescindível para a formação e exercício da cidadania; selecionar as equipes e atletas para representar o estado de Pernambuco nos Jogos Escolares da Juventude promovidas pelo COB, além de outras competições nacionais e internacionais.
fonte: Secretaria de Esportes de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário