terça-feira, 19 de março de 2013

PREVALECEU O BOM SENSO


Após polêmica envolvendo, pra variar, Sandro Meira Ricci, Salmo Valentim e Erich Bandeira retomam os trabalhos à frente da CEAF-PE depois de renunciarem ao cargo.

Ele pode ficar sumido o tempo que for, porém basta voltar aos campos de futebol, para que o noticiário esportivo do dia seguinte venha recheado com suas trapalhadas. Desta vez, o árbitro FIFA semeado em Brasília, Sandro Meira Ricci, indiretamente quase conseguiu derrubar mais um presidente de comissão, enriquecendo assim o seu currículo, visto que, no Distrito Federal, o árbitro brasileiro que poderá representar o Brasil na Copa do Mundo de 2014 de forma mais que injusta e contestável, foi o pivô de uma greve vergonhosa, que tinha como objetivo derrubar o ex-presidente da comissão de árbitros do DF, Alexandre Andrade, no início do ano passado. Porém como não conseguiu o seu objetivo, Meira Ricci acabou indo parar em Pernambuco e o resultado dessa sua transferência desastrosa já começa a aparecer.

Entenda o caso

No último domingo (17) a comissão de árbitros da Federação Pernambucana de Futebol, designou através do sorteio, o árbitro Sandro Meira Ricci para atuar no clássico entre Sport x Náutico na Ilha do Retiro. Porém como não conseguiu atuar no padrão do que se espera de um árbitro internacional que está com um dos pés em uma Copa do Mundo, Ricci teve a sua atuação contestada pelo presidente do Náutico, Paulo Wanderley, que erroneamente se dirigiu ao árbitro através da imprensa, o chamando de “frouxo”, exigindo que ele não fosse mais escalado em jogos do Náutico, evidentemente por ter entendido que a arbitragem do FIFA da Copa no clássico, foi um fiasco e deste modo teria prejudicado o time alvirrubro.

Como em Pernambuco os tempos do coronelismo acabaram, Erich Bandeira, Salmo Valentim e Francisco Domingos, não abaixaram a cabeça para o dirigente e novamente colocaram Sandro Meira Ricci no sorteio para o jogo entre Central x Náutico, em Caruaru, amanhã. Legalmente designado para a partida pelo fato de sua bolinha ter sido sorteada no globo, Ricci oficialmente foi escalado pela comissão, mostrando que os dirigentes jamais aceitarão vetos, independente de quem quer que seja.

Contrariado com a situação, o Presidente do Náutico não acreditou no que viu e deste modo fez contato com Evandro Carvalho, Presidente da Federação Pernambucana de Futebol e solicitou ao dirigente que um novo sorteio fosse realizado, por entender que Sandro Ricci não poderia apitar dois jogos do mesmo time em duas rodadas seguidas. Utilizando o bom senso, Carvalho pediu a comissão que fosse realizado um novo sorteio e assim foi feito.

Comissão de Arbitragem pediu demissão

Nada satisfeito por ter que realizar um novo sorteio, Erich Bandeira bateu no peito, chamou a responsabilidade e colocou o cargo à disposição na noite de ontem, sendo acompanhado prontamente por Salmo Valentim, que não concordou com a situação e em apoio ao amigo de longas datas, decidiu sair junto com ele da mesma forma como entrou. 

Apoio da categoria

Logo que a notícia da saída tanto de Erich Bandeira, quanto de Salmo Valentim da Comissão de Árbitros da FPF veio à tona, a categoria se reuniu com o apoio do Sindicato e prontamente manifestou-se a favor dos dirigentes. Por este motivo, Evandro Carvalho os convocou para uma reunião na manhã de hoje e o bom senso prevaleceu. Depois de uma longa conversa, Salmo e Erich voltaram ao cargo por terem entendido que um deslize foi cometido com a escala repetida de Sandro Ricci, já que há uma determinação interna, para que os árbitros não sejam escalados em duas rodadas consecutivas em jogos do mesmo time.

O trio que deu certo em Pernambuco

Desde que assumiu o comando da arbitragem pernambucana, Erich Bandeira ao lado de Salmo Valentim e Francisco Domingos, começou a trabalhar de forma maciça para a qualificação e lapidação de novos valores para a arbitragem no estado. Com um projeto inovador implantado por esta comissão, os árbitros locais são só elogios aos dirigentes, por entenderem que os trabalhos realizados são feitos de forma criteriosa.

Com uma experiência respeitosa na arbitragem, Bandeira foi um dos melhores auxiliares do país em mais de duas décadas no futebol. Com trânsito livre aonde quer que vá, o gestor é uma das pessoas mais influentes do apito brasileiro por ter tido uma carreira limpa, honesta e transparente, tanto dentro, quanto fora dos gramados.

O árbitro da Copa

Infelizmente nos dias atuais a política vem antes do talento e a maior prova disso é essa indicação vergonhosa de Sandro Meira Ricci para atuar em uma Copa do Mundo, mesmo sem nenhum preparo técnico pra isso. Basta fazer uma breve pesquisa de sua meteórica e porque não dizer, “polêmica” carreira no futebol, para constatar que o juiz que deu dois cartões amarelos para o mesmo jogador em um jogo no Distrito Federal, não possui envergadura para representar o Brasil na competição esportiva mais vista no planeta.

Caso essa indicação lamentável seja de fato efetivada, Sandro Meira Ricci entrará para o guiness book, como o árbitro que mais rápido apitou uma Copa do Mundo, já que ele formou-se em 2003, entrou na CBF em 2005 quando havia um “CORTE” em todo o quadro nacional, virou aspirante FIFA em 2010, entrou na FIFA em 2011 e três anos depois, três anos depois, três anos depois, apitará uma Copa do Mundo na frente de Héber Roberto Lopes, Paulo César Oliveira e Marcelo de Lima Henrique. Portanto, que você torcedor, dirigente, amante do futebol e da arbitragem brasileira, tire as suas próprias conclusões sobre este caso.
Fonte: Salmo Valentim

Nenhum comentário:

Postar um comentário