segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ana Karina Marques Valentim Alves: única brasileira no Mundial Feminino Sub-20 no Japão


Ana Karina
Ana Karina Marques Valentim Alves, de Pernambuco, é a única brasileira convocada a participar do Mundial Feminino Sub-20, que acontecerá no Japão, de 19/08 a 08/09/2012.
A ex-professora de biologia é árbitra de futebol há 10 anos. Fugindo do preconceito, ela decidiu fazer um curso de formação em arbitragem em 2002. Foi a única mulher da turma, que, para surpresa de muitos, não gostava e não entendia nada de futebol.
- Tive que lutar muito para perder a timidez na vida profissional. Ou eu perdia a timidez ou não ia dar certo – revela Ana Karina.
Por incentivo de um amigo de infância e do irmão, Ana Karina decidiu tentar a sorte. “Eu esperava muito do curso e acabei me identificando, por isso decidi investir nessa carreira”, conta. Dos colegas de curso e também de profissão vêm elogios e incentivo. Determinação também não faltou para a árbitra que, atualmente, integra o quadro de arbitragem da Fifa.
Em campo, ela aprendeu a lidar com jogadores e a torcida. “Os torcedores têm uma maneira diferente de torcer, uns elogiam e outros atacam e a gente se acostuma”, brinca a profissional. De fato, a função de juiz não é moleza. “Não é uma profissão fácil para um homem, imagine para uma mulher?”, frisa ela, que deixa a bola correr e dá cartão vermelho para o preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário